add_action('wp_head', 'wpb_add_googleanalytics'); function wpb_add_googleanalytics() { ?>

SAIBA COMO VIVER DE FORMA SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

sustentável

Nos últimos anos temos vivido numa era de constantes evoluções, referentes à nós indivíduos e ao meio em que vivemos, que permitiram alcançar resultados extraordinários e avanços inimagináveis se pensados há 50 anos, por exemplo. Mas, o que isso impacta em uma vida mais sustentável?

Saiba que para estarmos em sincronia com essa aceleração, por vezes, deixamos de cultivar hábitos saudáveis e sustentáveis e levamos a vida numa “incessante pressa”, inconscientemente, sobra pouco tempo para olhar para si e para o mundo.

Agora, que propusemos esta reflexão para você, apresentamos algumas atitudes que, embora pequenas, são capazes de mudar você e o mundo através de atos conscientes em defesa da natureza e da sua própria rotina sustentável.

Upcycling

O upcycling é a prática de criar algo novo a partir de algo antigo. É nada mais, nada menos que o bom reaproveitamento do ciclo de vida seja de uma roupa, acessórios, cadernos dentre outros.
Como resultado, o praticante do upcycling tem um item:

  • Original:

Pois ele recria algo totalmente inovador a partir da sua criatividade no item em questão e que não há réplicas no mercado;

  • Consciente:

Tendo a noção de que o material pode ser reutilizado e transformado através de práticas sustentáveis, ao invés de descartado, muitas vezes incorretamente.

  • Rentável:

O custo do material para a transformação e reutilização acabam saindo mais baratos dos que são fabricados em linhas de produção.

  • Sustentável:

O praticante pensa no meio ambiente e dá outra chance ecologicamente correta para o material o qual reutiliza.

Plante uma horta orgânica

O cultivo de uma horta orgânica pode iniciar-se da maneira que for melhor para você: em pequenos vasinhos caso não tenha muito espaço em casa, ou caso contrário, no próprio quintal. O importante é começar!

Os benefícios do cultivo próprio vão além da alimentação: trata-se de envolver-se ativamente com a natureza e de fato “colocar a mão na terra”, plantando para subsídio e gastando menos recursos naturais e, ainda, refere-se também a cuidar das plantinhas sabendo que elas se desenvolverão sem trazer impactos negativos ao meio ambiente, já que são livres de agrotóxicos e adubos químicos.

Reduza o uso de automóveis poluentes

A utilização dos automóveis pode ser mais prática, mas não é a mais sustentável para o mundo. Sabendo disso, alterne entre andar de carro/moto por andar de bicicleta, patins ou à pé. Além de estar praticando exercício, você terá tempo para observar as paisagens do local onde está andando e fazendo um incrível bem ao meio ambiente por deixar de emitir gases e poluição sonora.

Outra opção é o transporte/carona solidária, o qual você pode dividir com amigos e familiares para revezar o uso do automóvel, onde iriam 4 carros com 1 pessoa, transforme para 1 carro com 4 pessoas, o que já ajuda a impactar o meio ambiente de forma reduzida!

Pratique a regra dos 5R’s

Através da reflexão e do comportamento do consumidor sobre a forma de reduzir os resíduos que produz em frente ao próprio consumo, a regra dos 5R’s é comentada há anos e ainda assim não deixa de ser uma tendência viável na hora de pensar num mundo sustentável.

Os 5R’s são definidos por cinco ações:

  • Repensar

O ato de repensar refere-se a voltar o olhar para os próprios hábitos e consumo. É saber identificar questões chave da sustentabilidade: sei separar e descartar o lixo corretamente? Isso que estou comprando é realmente necessário? Esse item precisa mesmo ser descartado ou se transformá-lo, ele tem alguma outra utilidade?

Esses são alguns dos questionamentos que você deve fazer a fim de que descubra qual a melhor forma de agir em prol da natureza.

  • Recusar

Uma das formas mais eficientes de evitar desperdício é saber dizer “não”. E essa recusa inicia antes de comprarmos ou aceitarmos algo, como as sacolinhas plásticas, materiais impressos publicitários que não sejam do seu interesse, dentre outros.

Recusar produtos que agridam o meio ambiente e diminuir o consumismo exacerbado de coisas que não lhe são necessárias são formas de efetivar essa ação.

  • Reduzir

A execução da redução trata-se de minimizar o consumo desnecessário de itens que, muitas vezes, são ultrapassados. Troque embalagens novas por refis, lâmpadas incandescentes pelo tipo LED, usar bolsas/sacolas ecológicas quando ir ao mercado, comprar alimentos a granel e outras formas de reduzir o consumo que tenham alternativas duráveis e sustentáveis garantidas.

  • Reutilizar

A reutilização de materiais que teriam sido destinados ao lixo se você não tivesse repensado, como mencionamos no primeiro tópico, faz com que transforme itens, dê uma nova vida e utilidade para eles.

É uma ação que pode ser feita através de reforma de roupas, móveis e até doações de itens que não sejam mais úteis para você, mas que para quem recebe ainda tenha utilidade. Resíduos como plásticos podem virar arte, papéis utilizados viram rascunho e entre outros produtos.

  • Reciclar

Realize a coleta seletiva e descarte os itens de forma correta. A partir da reciclagem, os resíduos que passaram pela coleta são transformados em novos produtos e tem impacto benéfico na natureza por ajudar na minimização da poluição, a reduzir consumo dos recursos naturais como água e energia e ainda gera renda para muitas pessoas.

Agora que destacamos algumas atitudes de bem com enfoque na preservação ambiental sustentável e saudável, que tal colocá-las em prática?
Conectar-se com a natureza e com o mundo é uma das formas de conectar-se com si mesmo e praticar ações que além de fazerem o bem, te deixam focado no presente!

KFG COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMETÍCIOS LTDA

Rua Padre Itamar Luís Costa, 333
São João Margem Esquerda
Tubarão – SC, 88708-070
WhatsApp da KFG