A KFG Distribuidora é um empresa que atua comercializando e distribuindo produtos naturais e saudáveis no Brasil desde 2009. Ao longo deste tempo, ela pode acompanhar a abertura de diversas lojas de produtos naturais. Muitos dos novos empreendedores se tornaram Clientes KFG e dividiram suas dúvidas sobre esse mercado no qual estavam iniciando os trabalhos.
Por isso, este conteúdo é focado em ajudar você que deseja começar uma loja de produtos naturais e também compartilha informações sobre o mercado de saudáveis. Primeiramente, queremos deixar claro que essas dicas servem para, acima de tudo, orientar você sobre assuntos deixados, muitas vezes, em segundo plano na hora de abrir uma nova loja.
Dica 1 – planejamento
Essa não é novidade para ninguém, mas é sempre bom reforçar. Planejamento não é só cumprir as obrigações legais para adquirir os alvarás e poder abrir as portas. Ou seja, planejamento incluiu um passo a passo detalhado com valores, orçamentos de diferentes lugares, prazos entre outras questões.
É essencial realizar uma pesquisa de mercado antes de se lançar no mundo do empreendedorismo, seja em qual for a área. Assim sendo, é preciso se inteirar sobre produtos naturais, alimentação saudável, orgânicos, veganos, integrais, zero lactose, sem glúten, entre muitas outras coisas.
Se você não tem formação na área ou um conhecimento profundo do assunto, é indicado contar com o apoio de algum nutricionista ou profissional da área de alimentação. Além disso, pesquise sobre as tendências do segmento e conheça dessa maneira o perfil dos consumidores que costumam frequentar esse tipo de estabelecimento.
Dica 2 – estrutura
A localização é um ponto chave para o sucesso de uma loja de produtos naturais. Pois, o espaço precisa ter uma boa estrutura e ser um local em que há alta circulação de pessoas. Uma boa alternativa são pontos próximos de clínicas estéticas, clubes e/ou academias.
Em seguida, observe se o ambiente é arejado e bem iluminado, pois essas condições são interessantes para garantir um espaço que remeta à natureza e à qualidade de vida. Outra questão é o tamanho da loja, sendo que cerca de 60 m² seria ideal para dispor os produtos e estruturar uma área de atendimento.
Lembre-se de adquirir mobiliário e equipamentos que favoreçam produtos, circulação e que criem um ambiente em harmonia com a proposta do empreendimento. Estantes, displays, mesa expositoras, vale tudo na hora de inovar e a inspiração e originalidade são diferenciais.
Vai comercializar produtos prontos para consumo? Pense em um espaço aconchegante para consumação, além de uma estufa para conservação e exposição. Se for trabalhar com congelados ou frios, geladeiras e/ou freezer com portas de vidro são uma ótima pedida.
Dica 3 – equipe
Primeiro, que conhecimento faz toda a diferença! Segundo, que isso é essencial pois, geralmente, na sua loja de produtos naturais vão chegar clientes que ainda não conhecem esse tipo de produtos e também aqueles que já sabem os benefícios do que estão comprando.
Da mesmas forma, ter uma equipe capacitada em sua loja de produtos naturais é essencial para atrair, conquistar e fidelizar clientes. O básico é fazer o dever de casa e conhecer muito bem os produtos comercializados no seu estabelecimento, os diferenciais e comparações entre as principais marcas do mercado.
Dica 4 – legislação
Conforme consta na Lei nº 986/1969, todo estabelecimento onde ocorre a fabricação, preparação, beneficiamento, acondicionamento, transporte, venda ou depósito de alimentos necessita ser previamente licenciado pelo órgão sanitário competente da cidade, do Estado ou do município, por meio da emissão do alvará sanitário.
E para ter acesso aos documentos necessário e as leis sanitárias que regulam a sua atividade você vai precisar ir até o órgão de vigilância sanitária da sua região.
Para abertura e registro da empresa é necessário realizar os seguintes procedimentos de registros:
- na Junta Comercial;
- do CNPJ na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- para obter o alvará de funcionamento, na prefeitura municipal;
- cadastro junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.
Dica 5 – investimento
De acordo com o Sebrae, são necessários cerca de R$ 50 mil para realizar a abertura de uma loja de produtos naturais. Esse valor inclui reformas e adaptações do espaço comercial, compra do estoque inicial, mobília, contratações, ações de divulgação, marketing, uniformes, equipamentos, aluguel, água, luz, entre outros custos.
Preparar-se financeiramente para os primeiros meses com um caixa de reserva é essencial para ter a segurança de ajustar as operações da sua loja. É preciso também estar ciente das obrigações fiscais e, se necessários, contratar um serviço de contabilidade para atender o seu empreendimento.
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