Primeiramente, como já diz uma clássica música desta época do ano:
Então é natal, e o que você fez?
…
O ano termina, e nasce outra vez.
Sim, apesar de intimidadora, a pergunta é uma estratégia para você avaliar a trajetória da sua loja ao longo de 2021. Em resumo, é perceber tudo o que deu certo, para replicar no ano que vem, e o que deu errado, para ser corrigido o quanto antes.
Pois, apesar das dicas serem valiosas, cada bairro, cidade e estado tem as suas particularidades em relação ao comportamento dos consumidores. No entanto, há pontos em comum que são a atenção para datas comemorativas e tendências na compra de produtos.
Com o intuito de ajudar você neste mês especial, separamos algumas ações de vendas para você aplicar agora no mês de dezembro. Por isso, separe a sua agenda e bora anotar (ou imprimir) essas dicas.
1 – Projeto Verão – vendas em dezembro
Ok, ok, todo mundo sabe que o verão só começa no dia 21 de dezembro, mas as pessoas já estão com foco nesta data desde o início de dezembro, acredite!
Então, se preparar com produtos para essa época do ano é uma ótima opção. Afinal, muitos consumidores já receberam parte do 13º e estão dispostos a gastar ele com compras pessoais.
Com o intuito de conquistar esses consumidores, aposte em uma vitrine que destaque os produtos da estação e os benefícios que eles pode trazer:
- Monte um PDV com produtos e combos para o verão
- Destaque encapsulados e suplementos que auxiliam no emagrecimento saudável
- Realize ações de compre e ganhe com brindes como copos que você adquira com distribuidor
- Incentive a compra com um sorteio de ano novo com produtos para a estação
- De destaque para lançamentos que auxiliam na saúde da pele, cabelos e unhas
- Foque em alimentos mais leves e em parceria com nutricionistas para receitas de verão
2 – Então é Natal! – ações de venda
Em segundo lugar, e não menos importante, é o Natal. Uma data muito esperada por diversos consumidores e, principalmente, pelo comércio. Afinal, muitas cidades, inclusive, investem em decorações especiais que trazem pessoas de outros lugares para esses locais.
Dessa forma, não fique triste se na sua região isso não acontece. Faça diferente e comece você a se destacar dos demais.
Confira algumas dicas para aproveitar a data com ações de venda em dezembro:
- Sua loja já está decorada para a data? Não precisa exagerar também, mas alguma coisa que remeta ao Natal é um diferencial, principalmente, na sua vitrine.
- Adquira produtos que são muito procurados no período como chocolates, panettones, sucos, snacks, entre outros.
- Invista na montagem de cestas e kits para presentes. Deixe algumas opções a pronta entrega e informe a possibilidade de montagem personalizada:
→ com itens sem glúten, sem lactose, veganos, zero açúcar, naturais, low carb, funcionais e/ou saudáveis
→ lembre que, para isso, você precisa de cestas de palha, caixas de papelão, pratos ou bandejas firmes para serem a base do kit. Além disso, tenha papel celofane e laços para finalizar o presente. - Lembre de divulgar nas suas redes sociais e via whatsapp essas opções de kits e produtos para o Natal. Um incentivo é sempre bom para lembrar o cliente de antecipar a compra.
- Aposte em gatilhos de escassez como “últimas unidades” ou “últimos dias” para garantir o seu presente, cesta, kit ou o como deseja tratar os produtos para Natal.
- Se possível, tenha algum tipo de cartão que possa ser agregado no produto. Você vai encontrar cartões de Natal em papelarias e, assim, até pode surgir uma parceria entre você e o outro estabelecimento.
3 – Ano Novo – Mudança de Hábitos
Você sabia que a palavra “fitness” apareceu em alta nas pesquisas do Google dos últimos 5 anos entre o período de final de dezembro e início de janeiro?
Surpreendentemente, isso mostra que as pessoas escolhem esse período do ano para mudarem certos hábitos e optarem por uma vida mais saudável. Dessa maneira, você, lojista, faz parte da mudança fornecendo produtos que combinem com essa escolha dos seus clientes.
1 – Então, que tal fazer parceria com alguma academia na sua cidade?
Trabalhar com a indicação da sua loja como referência para compra de suplementos, whey protein, creatina e alimentos saudáveis que combinam com a rotina das pessoas que iniciam atividade física pode ser uma ótima fórmula de sucesso.
2 -Conheça grupos de ciclismo da sua cidade ou região.
Afinal, eles sempre compram carbogel, snacks e outros suplementos quando vão se preparar para percursos maiores.
3 – Faça kits e monte PDVs com os produtos mais procurados
E para aquelas pessoas que estão iniciando apenas uma rotina mais saudável de alimentação e consultaram ou não uma nutricionista ou especialista da área, tenha sempre os produtos mais procurados:
- Óleo de coco
- Tapioca
- Ômega 3
- Vinagre de Maçã
- Cloreto de Magnésio
Junto a esses, ofereça snacks e produtos que, muitas vezes, tem uma demanda mais limitada como:
- Chás
- Azeite
- Temperos
- Massas Integrais
- Farinhas especiais
- Leites vegetais
Gostou das ações de venda em dezembro da KFG para você?
Aplique todas as dicas AGORA. Ahh… e não esqueça de adquirir os seus produtos para venda aqui na KFG Distribuidora.
Entre em contato com o representante da sua região ou com a nossa:
Central de Vendas e/ou Portal do Cliente.
Estaremos atendendo o mês inteiro, pois sabemos que neste período as vendas aí no seu estabelecimento vão estar em alta e você vai precisar solicitar reposição de estoque.
Dia 24 de dezembro – Plantão da Central de Vendas e Crédito e Cobrança
Dia 25 e 31 de dezembro – Folga para os nossos colaboradores aproveitarem com a família